Celi - Solidez e Qualidade

Encontre seu imóvel

Encontre seu imóvel

Dicas Celi

Outubro 2011 Hortas urbanas
Leia mais dicas

Enquete

Você viu a nova Campanha Institucional da Celi? Em qual veiculo chamou mais a sua atenção?

Notícias Celi

Buscar notícia

11/11/2011

Aseopp e Fundat fazem parceria

A iniciativa da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp) de se somar ao projeto de capacitação e inserção no mercado de trabalho da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) contribuirá para a sustentabilidade do trabalho, emprego e renda da cidade de Aracaju. Na última segunda-feira, o presidente da entidade, empresário Luciano Franco Barreto e a presidente da fundação, Telma Rios Pimentel, assinaram o termo de cooperação técnica, durante reunião-almoço. “Não estamos praticando o assistencialismo, mas a união entre o poder público, a iniciativa privada e o cidadão que terá a oportunidade de se qualificar e ingressar no mercado de trabalho”, esclareceu o presidente da Aseopp.

O trabalho, o emprego e a renda, são mecanismos inclusivos para a sociedade. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundat, lançou um projeto piloto voltado para a qualificação profissional na área da construção civil. Essa iniciativa foi adotada após reuniões realizadas com representantes do segmento que apontaram as principais demandas do setor. Inicialmente a fundação capacitou 34 pessoas, distribuídas entre duas turmas de pedreiro polivalente e assentador de revestimento cerâmico. Na turma de revestimento, foram 14 mulheres e três homens, significando que a mulher está interessada em desenvolver a atividade que, até então estava voltada para os homens.

A formatura que aconteceu no dia 21 de outubro, reuniu mais de 250 pessoas no auditório do Banese, contando com as presenças de autoridades, empresários da construção civil, alunos e seus familiares. Os alunos receberam os certificados de conclusão do curso e simultaneamente a carta de apresentação para emprego em diversas construtoras.

Considerando o sucesso do projeto, a Fundat iniciou no dia 19 de outubro, a qualificação de mais quatro turmas, reunindo 80 pessoas nos cursos de pintor de obras e textura, pedreiro de estrutura, gesseiro e instalador predial hidráulico. Já no dia 28 deste mês, mais duas turmas estarão sendo capacitadas, somando mais 60 pessoas nos cursos de pintor imobiliário com textura em paredes e pedreiro polivalente.


Parceria

O segmento da construção civil apresenta uma carência em mão de obra qualificada. E, diante dessa necessidade e a sensibilidade em dar uma parcela de contribuição não só para a empregabilidade de diversos cidadãos, mas para uma sociedade mais justa, o presidente da Aseopp, Luciano Barreto, oficializou parceria junto a Prefeitura/Fundat.

O termo de cooperação técnica foi assinado durante a realização de reunião-almoço da última segunda-feira. Atualmente, a entidade tem 46 associados e semanalmente realiza reuniões, contando com a presença de convidados. Nas reuniões, são discutidos assuntos de interesse da categoria. E, na oportunidade, participaram desse encontro a presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Luciano Pimentel e o presidente do Banese, Saumínio Nascimento.

Luciano Barreto abriu os trabalhos daquela tarde, parabenizando a iniciativa da Fundat no desenvolvimento do projeto de qualificação e empregabilidade. Citou que o mercado nivela e desnivela com a capacitação. “Estamos nos somando a Prefeitura para a inserção de mão de obra qualificada no mercado de trabalho”, comentou, acrescentando que a entidade estava à disposição.

Na oportunidade, Barreto sugeriu o credenciamento da Fundat junto ao Ministério do Trabalho para a qualificação do jovem aprendiz na área da construção civil.

“Com a formalização dessa parceria todos saem ganhando, refletindo em um número maior de pessoas no mercado de trabalho; as construtoras porque terão mão de obra preparada para o desenvolvimento da atividade e, sobretudo, a Prefeitura de Aracaju que poderá desenvolver o projeto com uma maior amplitude”, destacou Telma Pimentel.

Ainda participaram da reunião-almoço, a diretora operacional da Fundat, Marta Rocha; o vice-presidente de obras públicas da Aseopp, Francisco Costa; vice-presidente de obras privadas, Geraldo Magela; vice-presidente administrativo e financeiro Sérgio Henrique Melo; presidente da Cooperativa da Construção Civil de Sergipe (Coopercon-SE), José Anselmo Silva, entre outros empresários do setor.

Leia também

Telefone de contato

  • Aracaju (79) 3216-5000
  • Salvador (71) 3359-1321
  • Recife (81) 3326-3238
  • Rio de Janeiro (21) 2224-2719
  • São Paulo (11) 3151-5007 / 3151–5255
  • Fortaleza (85) 3295-2370
Celi no Orkut Celi no Twitter