Conheça o Central Garden: região planejada pela Celi traz conceito de Jardim Botânico

1 de dezembro de 2021

Imagine viver em um local de paz, rodeado por vegetação nativa, natureza abundante e detalhadamente inserida em um contexto de moradia com toda infraestrutura urbana. Imaginou? Nós também!

Dizem que as verdadeiras obras de arte levam muito tempo até serem concluídas e é por isso que a equipe Celi vem desenvolvendo o projeto do Central Garden há mais de uma década.  Leonardo Da Vinci pintou a Mona Lisa de 1503 até 1519 para aperfeiçoar o tal sorriso enigmático. O resultado? Seis milhões de pessoas vão ao Louvre todos os anos para apreciá-la.
 

Como arquiteta, eu Lia, estou em estado de sublimação com o Central Garden. Conversei com meu colega, Guilherme Takeda, arquiteto, paisagista e urbanista, e parceiro de Celi há mais de dez anos. É dele a liderança em torno do projeto Central Garden. Takeda me contou que trouxe a técnica colaborativa ‘charrete meeting’ para o nosso escritório. Um time de consultores, e técnicos com visão plural e diversa se integrou com a nossa gente e assim nasceu o conceito da nova região de Aracaju: com uma visão extremamente moderna, inovadora e que preza pelo bem-estar em cada detalhe.
 

Vamos conhecer o Central Garden?
 

CGD_Rótula Central - Praça Boas Vindas_(RF_2021.10.19).jpg

 

O conceito da nova região planejada pela Celi é de um jardim botânico, pois será um verdadeiro pulmão dentro da capital sergipana. “Será uma região extremamente arborizada. E para trazer esta identidade logo na entrada, criamos acessos com totens floridos, para que proporcione esta sensação a quem vai adentrar”, me contou Takeda.

Haverá ciclovias, calçadas largas e rua compartilhada, com extremo conforto ambiental. A praça é um dos meus locais preferidos no projeto. Explico o porquê. Nela está uma série de equipamentos, tais como a Praça Parque que conta com um playground especialmente projetado para as crianças, totalmente cercado e seguro, com pavimentação que absorve os impactos e brinquedos com design diferenciado. Eu simplesmente amei!

CGD_Percursos Arborizados - Praça Parque_(RF_2021.10.19).jpg


 

Guilherme e todo time envolvido estavam bastante inspirados! Você acredita que haverá um espaço multiuso central, e alí perto, uma área para esportes com rodas? Pois preparem os patins, skates e bikes. Gente, dessa vez aprendo a ser uma Lia radical, esta é minha oportunidade de vida. Achei genial esse espaço que convida ao movimento. 

Tragam seus doguinhos para cá! O Pet Place garante a diversão em meio aos lambeijos dos bichanos felizes. Haverá uma divisão de espaços para pets maiores e os menores, assim evita confusão dos animais, que como sabemos, são territorialistas. Se você fosse bicho também iria querer morar no Pet Place do Central Garden. 

Para os esportistas de todas as idades, segure esta emoção: haverá academia ao ar livre! E uma arquibancada com floreira para quem for torcer por você terminar os treinos. Mas aposto que só de morar lá você vai querer sair de uma vida sedentária, amém.

Os espaços de estar estão muito lindos. O projeto traz percursos arborizados, com acesso demarcado por palmeiras e um clima bastante intimista, com passeios e ruas arborizadas. A Celi traz gentilezas urbanas para que todos os moradores tenham qualidade de vida nos espaços do Central Garden. Dá orgulho trabalhar aqui e apresentar este projeto!

CGD_Playground Interativo - Aéreo Praça Parque_(RF_2021.10.19).jpg

 

Takeda me falou de uma praça de boas-vindas, onde contempla uma grande parede verde e letreiro identificando o Central Garden. Haverá também árvores escultóricas gigantes, cujas trepadeiras com flores prometem encantar a todos que visitem o novo bairro. Arte urbana será outra característica do Central Garden, pois tais obras de arte estarão espalhadas em meio a uma atmosfera extremamente agradável e tranquilizante.

“Trabalhar no projeto do Central Garden foi um verdadeiro prazer. Cada momento, em cada criação, nos fez nos divertir muito em criar um local aconchegante, e que certamente, vai ser um ponto de referência de Aracaju”, finalizou meu colega arquiteto.

Beijos da Lia!