Decor junino: três ideias para seu lar entrar no clima do São João
4 de junho de 2021
Eu não sei vocês, mas quando junho inicia eu fico super feliz pelo fato de ser nordestina e amar a nossa cultura. Lembro logo das canções e da sanfona de Gonzagão, das quadrilhas juninas, com muito xadrez e chita nos tecidos, além dos balões e bandeirolas no céu. É um mês de festa e onde historicamente celebramos os três Santos: Santo Antônio, para ajudar na sua solteirice; São João e sua lendária fogueira; além de São Pedro, que conforme as premissas cristãs, era pescador e agora guarda as portas do céu, pra onde um dia nós iremos (será?). Comecemos logo a rezar nas novenas do trezenário de Santo Antônio para a remissão de tantos pecados. E agora presta atenção nessas dicas de decoração da Lia Junina, pois estou pra lá de animada e trago três ideias de DYE Decor para seu lar entrar no clima:
1 – Mesa Posta Junina
Foto: Reprodução/Pinterest
Surpreenda as refeições em família seja com uma nova toalha de mesa ou passadeiras no tema junino. Jogos americanos em xadrez ou chita também darão muito mais sabor e alegria aos almoços, jantares e cafés da manhã. Eles podem ser clássicos, com cortes retangulares ou redondos embaixo dos pratos, e também podem remeter a desenhos como bandeirolas, seja criativa! Vale compor até com guardanapos em tecidos. Exemplo: jogo americano em xadrez + guardanapos em chita. Se tiver louças ou conjunto de travessas em tom ocre, barro ou uma cerâmica em tom terroso, ficará maravilhoso. Você também pode servir pães, torradas em peneiras ou cestinhas de vimes que encontramos no precinho lá no mercado. Dê esse toque rústico e faça sua mesa posta junina bem típica e com fartura de milho. Pode me enviar fotos de suas criações porque adoro ver o capricho das amigas!
2 – Décor junino
Foto: Reprodução/Pinterest
Sabe aquele vaso de vidro com uma flor de plástico que está com energia parada faz tempo? Vamos reformá-lo? Faz uma pipoca pura, sem sal e sem nada, e assim que esfriar, recheie esse vaso. Ao invés do arranjo antigo, vale incrementar com girassóis, a nossa sertaneja flor do mandacarú, uma rosa do deserto, quiçá umas maçãs do amor devidamente selada com cera para não dar formiga. Cuidado porque até imaginei as formigas sendo os meninos dando uma mordida para saber se é maçã de verdade. Chapéus de matutos podem servir de mini-balaios quando invertidos e expostos numa mesinha de centro. Você pode servir dentro deles: balas, paçoca, pé de moleque e traques de moça para os dias de festejos. Só confere se no condomínio ou no lugar que você mora as crianças poderão soltar alguns tipos de fogos. O bom é que dessa vez já estarão com máscara no rosto para evitar respirar a pólvora e fumaça! Em alguma coisa essa pandemia precisa ajudar.
3 – Ambientação nos dias de festa
Foto: Reprodução Pinterest
Vai fazer arraiá nos dias de live em casa? Lembre que continuamos com medidas restritivas e nada de aglomerar, viu? Os Santos Juninos estão de olho. Com papel Kraft em tom natural, estopa e umas flores de fuxico você pode fazer uma ambientação incrível. Na cultura do reisado também temos os estandartes com fitinhas coloridas que podem ficar penduradas numa parede, na cortina e até na varanda. Sabe o que é xilogravura? É uma técnica de impressão muito usada pelos cordelistas e fica com aquelas imperfeições da madeira prensada no papel, com os desenhos talhados à mão. Fica super lindo e já fiz muita xilo nas aulas de arquitetura. Pode até ser uma forma de diversão com os pequenos. Vale imprimir manualmente no Kraft cactus, fogueira e tudo que a sua imaginação permitir. Divirta-se e bons festejos juninos!
Beijos da Lia!