Feng Shui: técnica milenar chinesa harmoniza espaços

9 de fevereiro de 2022

Há 4 mil anos surgiu na China uma técnica minimalista para auxiliar as pessoas na harmonização dos seus lares. É o Feng Shui, que na tradução literal significa vento-água, o que denota a conexão total com os elementos da natureza na arte milenar de organizar o lar. O atributo fundamental do Feng Shui é o ‘chi’, a energia vital que cada casa emana. Um dos princípios fundamentais do Feng Shui é que todas as funcionalidades da casa estejam fluindo, em pleno funcionamento. Observe se não há portas ou janelas obstruídas e/ou emperradas, se todas as lâmpadas acendem, se as portas de móveis estão operando normalmente e se há objetos quebrados ou sem utilidade. O excesso de utensílios que não são de serventia é outro ponto de observação. Para a ‘chi’ circular e cumprir com a harmonia de sua casa, é importante verificar tudo que está danificado ou não tem mais utilidade. Doe o que não precisa. 
 

Um antigo provérbio chinês traça a definição por uma moradia harmoniosa: “onde o vento é suave e o sol quente, a água clara e a vegetação viçosa”.
 

Vocês sabem que como arquiteta, sempre penso em trazer elementos naturais para o lar. Mas nem imaginava o link que isso fazia com os preceitos do Feng Shui. Funciona tal qual um tratamento terapêutico para a casa, onde cristais, fontes de água, pedras, iluminação natural, circulação de ar, plantas e flores naturais são super bem-vindos! Na aplicabilidade do Feng Shui em casas, escritórios, empresas, etc, os especialistas utilizam um baguá, uma espécie de mapa no formato octógono, onde identifica-se ao sobrepor na planta baixa do imóvel, o que precisa de harmonização naqueles espaços. É bem interessante.
 

Cada ‘guá’ do baguá possui um significado, elemento, cor e forma. E neles estão associadas as áreas da vida: trabalho, amigos, criatividade, relacionamentos, prosperidade, família e espiritualidade. Um diagnóstico desses pode trazer uma fatídica análise em qual área da vida pode-se estar necessitado de harmonização. Deus está vendo esse tal quarto da bagunça espelhando aquela velha auto sabotagem em um setor da vida. É que para o Feng Shui, o externo evidencia o interno. Vamos harmonizar?
 

Preste atenção nestes tópicos e comece já a aplicar um pouquinho de Feng Shui em seu lar:
 

  • Banheiros: é considerado um vilão da energia vital chi. Nada de deixar vasos sem tampar e portas abertas. E para evitar que a energia evacue literalmente pelo ralo, tampe-os. Tem gente que põe pedrinhas naturais na pia, por exemplo. Plantinhas que gostam de umidade são bem-vindas. E tapetes e toalhas de cores quentes dão uma energizada.
     
  • Fogão: de acordo com os estudiosos da técnica, o fogão representa a prosperidade no lar. Todas as bocas precisam funcionar perfeitamente, tal qual o forno. É onde se faz a alquimia dos alimentos mediante o fogo. Pensamentos de escassez e limitações são comuns em casas com fogões quebrados. Depois dessa já estou vendo muita gente pôr um bom fogão a lenha em casa. Delícia né? 
     
  • Objetos no alto: todo cuidado é pouco com os objetos que você pendura nas alturas das paredes. Principalmente se estiver acima da sua cabeça, como em móveis e paredes rentes à cabeceira da cama. Há relatos de insônia, inquietação e o perigo de que esses objetos se soltem rumo a um acidente. Evite peripécias e harmonize-se deixando a cuca sempre livre de pesos, amiga.
     
  • Paleta: as cores em si possuem vibrações. Quartos de bebês podem ter azuis e verdes clarinhos, espaços de estudo podem vibrar com a concentração do amarelo. Um rosa pode denotar romance, pois é um vermelho misturado com branco. Cuidado com as cores fortes e concentradas: recomendo não misturar crianças agitadas em tais espaços. A não ser que você deseje transformar o quarto em uma arena de esportes. Aí manda ver!
     
  • Posição de comando: os principais móveis precisam estar orientados para a porta principal de sua casa e dispostos em paredes sem janelas. Camas, mesa de escritório e sofás devem estar em uma posição que forneça segurança e uma visão ampla do ambiente. Com isso, a sensação de bem-estar é garantida de acordo com o Feng Shui.
     

Gostaram do Feng Shui? Eu quero cada vez mais utilizá-lo nos meus projetos.
 

Beijos da Lia!