Luciano Barreto recebe Medalha do Mérito Legislativo na Câmara dos Deputados em Brasília
22 de novembro de 2015
Homenagem ao presidente da Celi é um reconhecimento pelo importante trabalho social desenvolvido no ILBJ
Luciano Franco Barreto recebeu uma homenagem especial em Brasília no dia 18 de novembro. O presidente da Construtora Celi e do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) foi prestigiado com a mais alta comenda da Câmara dos Deputados, a Medalha do Mérito Legislativo, a exemplo de Michel Temer, vice-presidente da República, e da Organização Humanitária Médicos Sem Fronteiras.
A Medalha do Mérito Legislativo é uma forma de homenagear personalidades, brasileiras ou estrangeiras, que realizaram ou realizam serviço de relevância para a sociedade. É dedicada a pessoas que, em certo momento da história do País, fizeram algum trabalho com repercussão nacional e que tenha recebido a admiração do povo brasileiro.
A homenagem a Luciano Barreto foi uma indicação do deputado federal sergipano André Moura (PSC/SE), que destacou a representação da Celi na área da construção civil e hoteleira, com atuação em Sergipe e em vários Estados brasileiros, e, principalmente, os relevantes serviços prestados por meio do ILBJ. A instituição é o braço de responsabilidade social da Construtora, que atua na educação e na capacitação de jovens para o mercado de trabalho.
RECONHECIMENTO
Luciano Barreto se disse honrado e orgulhoso com o reconhecimento em nível nacional. O empresário destacou, ainda, a emoção em receber a comenda por ser o reconhecimento de um trabalho tão importante na vida dele. “Presidir o Instituto Luciano Barreto Júnior, que é proibido pelos Estatutos de receber doações privadas ou públicas, ao lado de Maria Celi, me dá a chance de melhorar a vida de milhares de jovens e adolescentes em Sergipe, oferecendo a eles não somente a oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho, mas, também, de se tornarem cidadãos melhores”, destacou.
Para o presidente do ILBJ, essa é, sem dúvida, uma ação transformadora da qual ele muito se orgulha. E acrescenta: “O reconhecimento dado pela Câmara dos Deputados, através da outorga dessa medalha, é o reconhecimento de que, por meio do estímulo à educação e à inclusão, podemos contribuir para formar homens e mulheres de bem. Esperamos, portanto, continuar dando a nossa contribuição à sociedade, perpetuando o trabalho do ILBJ”, afirmou.
SOBRE O ILBJ
O Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), entidade sem fins lucrativos, foi fundado para sistematizar e ampliar as ações sociais da Construtora Celi. É um projeto de inclusão social para jovens e adolescentes, cujo objetivo é estimular e despertar a cidadania, a consciência e a busca pelo conhecimento, preparando-os para o mercado de trabalho.
Fundado em 23 de janeiro de 2003, possui projetos educacionais desenvolvidos através do “Conectando com a Vida”, um dos principais focos do ILBJ, que permite a cerca de 1.200 alunos, por ano, terem acesso a cursos, palestras e exposições de arte. Funcionando na Avenida Barão de Maruim, até hoje, o Instituto já formou mais de 11 mil estudantes.
As ações do ILBJ, no entanto, não se limitam à sede do Instituto, pois os colaboradores dos canteiros de obras da Construtora também são beneficiados. Através do projeto “Despertar para o Conhecimento”, o ILBJ viabiliza o retorno dos trabalhadores ao contexto socioeducativo através de aulas de informática, utilizando a Alfabetização Informacional e Comunicacional como estratégia de despertar o interesse no aprender.
Conheça mais em: www.ilbj.org.br