Quatro dicas para organizar o home office - Celi

Quatro dicas para organizar o home office

20 de maio de 2021

Há um ano e dois meses a rotina aqui em casa deu uma desorganizada. Uma vida pandêmica exige de todos nós adaptação, não é mesmo? As crianças passaram a ter aula online e a escola agora é extensão do quarto de cada um. Por aí também? Para começo de conversa os meninos nem queriam tirar o pijama para assistir aula. Semana passada eu ouvi umas risadas marotas e pensei alto: “Nossa, Lia, felizes são os estudantes de agora, que podem assistir aula da onde quiserem e com diversão! Na minha época de faculdade de arquitetura era só sofrimento”. 
 

Fui conferir a tal da pedagogia moderna e ledo engano. Você acredita que ao invés de estarem em aula eles estavam de conversa no WhatsApp? Eles desligam a câmera e o fone e como a professora vai saber? Para faltar aula, no nosso tempo a gente pulava muro e arriscava chegar em casa machucado. Mas aqui na casa da Lia tem regras e hoje eu vou compartilhar com vocês o que estou aprendendo para lidar com tantas mudanças. No quesito home office, trabalhar no lar exige uma dose de disciplina a mais. Mas é possível! Confira estas quatro dicas que darão aquele impulso para organizar seu cotidiano:

 

1 – Muita atenção para a ergonomia 
 

Que a nossa casa não foi projetada para ser ambiente de trabalho, é fato. No ‘ex-critório’, pode perceber, a mobília e a circulação dos espaços foram calculadas para promover bem-estar contínuo para quem lá labora. Trago agora minha observação de arquiteta sobre ergonomia. Nossa postura correta ao utilizar cadeiras, mesas e instrumentos de trabalho, como o computador, evitará lesões e até dores musculares por movimentos repetitivos ou posição irregular durante muito tempo. Se você está usando a mesa de jantar (ou outra), por exemplo, para trabalhar, faça uma checagem simples: sente-se para trás na cadeira, de forma que o ângulo entre suas pernas e os pés, tocando o chão, fique à 90º; observe a posição dos seus braços, cotovelos e punhos, se estão totalmente apoiados e com distância confortável em relação à mesa; a cabeça, ombros e pescoço também devem estar relaxados. Verifique se o queixo desce em direção ao peito. Se sim, sinal de alerta! Corrija a altura do monitor e deixe a tela bem ao centro do seu olhar. 
 

2 – Iluminação e ventilação
 

Um espaço propício ao estudo e trabalho deve conter temperatura acolhedora e iluminação adequada. Em Aracaju, ou chove e faz calor, ou tem sol radiante com o mesmo calor. Se a casa contempla boa ventilação, é uma maravilha, pois as organizações de Saúde informam sempre que, além da higienização adequada, o vírus de covid-19 tem menores chances de permanecer onde o ar circula. Janelas abertas são bem-vindas! “E esta claridade, mamãe?” é a pergunta que meu pequeno faz todo dia quando entro no quarto para acordá-lo. Assim como os raios solares nos despertam, também podem nos cegar, literalmente. Depois dos 40 anos, então, a vista embaça real! Se vai utilizar computador, evite os reflexos da iluminação no monitor. O uso de cortinas ou persianas auxiliarão. Além disso, faça umas pausas e se distancie das telas. Depois não diga que nem avisei: descansa também os olhos deste celular, amiga!
 

3 – Concentração x distração
 

Sabe quando a gente está no ápice de uma ideia para um projeto e o cachorro começa a latir, a criança diz que está com fome, o interfone toca e a paciência é severamente comprometida? Respira! Nunca vivemos tempos de pandemia antes, zero experiência com isso minha gente. Estar totalmente presente, com a concentração focada, já era um desafio antes mesmo de 2020. As notificações do telefone e seus inúmeros aplicativos e redes sociais, por si só, podem desviar muito tempo de nossa atenção. E trabalho bem feito é aquele no qual nos dedicamos com todos os sentidos juntos. O mindfulness, uma técnica que envolve concentração na respiração com os olhos fechados, vem ganhando adeptos que buscam por atenção plena, com menos ansiedade e mais equilíbrio. O seu aqui e agora não precisa coincidir com as demandas alheias. Vivemos um momento em que a gente precisa traduzir o que é realmente urgente e importante. 
 

4 – Estabeleça e planeje a rotina da casa
 

Estou implementando uma nova rotina aqui em casa. Confisquei o celular das crianças durante a manhã, no período da aula. Já deixo pronto o lanche deles para quando der o intervalo do recreio, e pus o cão para farejar apenas na cozinha e área de serviço enquanto trabalho. Água e minha cafeteira do ‘ex-critório’ são as necessidades do meu home office que arrumei na antiga dependência, para evitar ficar ‘dando sopa’ nos cômodos sociais da casa enquanto faço meus projetos. E quando não tem um espaço para delimitar o cantinho do trabalho e o jeito é ficar plantada na sala de jantar? O desafio é maior. Mas é importante setorizar os espaços com as pessoas que convive, bem como deixar claro os horários de trabalho para a família, para que as pessoas evitem lhe abordar. Um exercício prático de educação, não é mesmo?  

Beijos da Lia!