Volta às aulas presenciais e 3 dicas para adaptar seu lar ao Novo Normal

27 de julho de 2021

As crianças e adolescentes estão com os ânimos exaltados. Confere? Eu nunca vi uma volta às aulas tão aguardadas como esta. Alguns pais, mais receosos, irão manter a opção do ensino híbrido, com as aulas online. Mas com o avanço no processo de vacinação em combate ao coronavírus, cujos profissionais de educação devem estar todos imunizados, uma confiança paira no ar.
 

Aqui em casa os meninos voltarão para a escola no sentido literal, ocupando os espaços físicos da sala de aula e um retorno à socialização, tão importante para a formação educacional. Eu ouvi um amém, minhas amigas? Gente, parece que estamos acordando de um pesadelo. E o otimismo acampa os nossos corações emocionados. Como arquiteta preciso alertar vocês sobre esta adaptação do lar à nova realidade, no que se convencionou a chamar ‘Novo Normal’.
 

Hábitos como o uso correto e higiênico de máscaras faciais devem ser mantidos por um bom tempo. Agora pense nessa criançada correndo para o abraço da geral na escola? Na quadra e até compartilhando o lanche com a turma na hora do recreio? Isso aí precisa ser motivo de alerta hein!! Ainda temos pandemia e variantes do vírus para lidar. Não podemos baixar a guarda com a higienização e distanciamento social. Até porque se você reside com pessoas de grupo de risco, como idosos e pacientes com comorbidades respiratórias, por exemplo, a vigilância deverá ser maior.
 

Vamos lá para três dicas de adaptação ao Novo Normal?
 

1 – Garanta a limpeza e a organização

No retorno das crianças ao lar, após a ida diária à escola, garanta que elas irão entrar em casa sem os calçados. É bom providenciar uma sapateira móvel para deixar na entrada de casa ou apartamento. Muita gente já fez isso. E o mesmo vale para mochilas de livros e lancheiras, que devem ser higienizadas ao entrarem no espaço íntimo do lar. Fardas devem ser lavadas diariamente. E o banho deve ser imediato ao entrar em casa. Esses cuidados evitam a circulação de vírus por meio de objetos infectados e do próprio portador.
 

2 – Álcool em gel a postos

Informação e orientação nunca são demais. As crianças menores também podem ser ensinadas a fazer o mesmo. Além de livros, lápis, borracha e caderno, os estudantes devem ter sempre álcool em gel. E nada de emprestar os objetos. Além do distanciamento que a escola deve implementar, é importante que as carteiras e sala de aula estejam extremamente limpas. Os alunos podem limpar seu espaço de estudos antes de sentar na carteira com álcool. E além de lavar as mãos, passar sempre álcool em utensílios e espaços que utiliza. Lembrar que uma simples conferida na biblioteca e uma ida à cantina também merecem seus devidos cuidados. Nunca pensei em dar conselhos sobre não dividir o lanche. Que fase! Eu era uma Lia muito faminta em idade escolar.
 

3 –  Consciência e disciplina

A maior lição para todos nós neste momento e evolução de fases no Novo Normal é cuidar de si em prol de um bem coletivo. Crianças que crescem com o aprendizado de que ser disciplinado na organização do lar, dos estudos e nos próprios cuidados, falham menos nas provas da vida. Com amor e resiliência, tenho certeza que conseguiremos sair dessa pandemia com mais consciência e auto responsabilidade pela vida. Higienização e organização se ensina de casa para rua e não, vice-versa. Estou muito feliz nesta nova rotina por estarmos, aos poucos, voltando a ocupar nossos espaços. Ensinemos aos nossos filhos: quem sabe cuidar de si, aprende a cuidar da casa, do jardim, da escola, das pessoas e do mundo em que a gente vive.
 

Bjs da Lia e ótimo retorno às aulas!